Telefone: (16) 3605-0604 - Luciclei

Digite o que procura

Residência em Pediatria

Você está aqui:

04/08/2020

Em 2014 foi iniciada a primeira turma do Programa de Residência Médica em Pediatra da Santa Casa. O curso mais recente do hospital!

Porém, antes de discorrer sobre o curso, devemos saber o contexto de sua criação. Por quê, como e por quem foi criado.

A construção do Programa de Residência Médica em Pediatra da Santa Casa se baseou na busca por profissionais que o mercado passou a exigir, principalmente nos últimos anos. Pediatras generalistas alinhados com as necessidades básicas e imediatas da população. Atualizadas em termos de condutas e suas adaptações, às diversas realidades do país. Com base nessas necessidades, o curso foi montado de acordo com a matriz de competências do Ministério da Educação e da SBP. Sob a supervisão de Dra Lídia Torres, chefe do serviço e atual presidente da COREME. Ela é mestre e doutora pela USP de Ribeirão Preto e foi a fundadora do serviço de Pneumologia pediátrica daquele hospital. O serviço é coordenado pelo do Dr Nazario Bonfitto e ainda conta com outros preceptores que possuem formação especializada e certificada pelo Ministério da Saúde e USP, com especialistas em pediatria, mestres e doutores entre eles.

As atividades desenvolvidas são progressivas de acordo com os anos de residência. O primeiro ano é voltado principalmente às atividades de pediatria geral aplicado à enfermaria, pronto atendimento, alojamento conjunto e a puericultura. O segundo ano está voltado às especialidades com foco nas mais atuantes e CTI neonatal. No R3 o foco principal é sobre a interface da pediatria e as outras especialidades, o intensivismo pediátrico e o incentivo à capacidade de liderança e ensino. Em todos os anos os residentes são responsáveis pela recepção de recém-nascidos.

Metodologias ativas de aprendizagem, baseada na problematização e concretização do conhecimento, desenvolvimento de habilidades e atitudes, embasadas em evidências científicas, norteiam o ensino da pediatria na Santa Casa. Incentiva o desenvolvimento do raciocínio clínico progressivo, facilitando a reflexão e tornando o médico como protagonista do seu aprendizado.

As aulas teóricas são semanais, buscando preferência para discussão de doenças vistas durante aquela semana. Também são utilizadas técnicas como PBL ou TBL. São realizadas avaliações teóricas e práticas e discussões são realizadas regularmente. São seguidos por feedbacks estruturados e construtores, valorizando a atuação e características de cada residente, incentivando seu crescimento pessoal, ao mesmo tempo que enfatiza a importância do trabalho em equipe.

O serviço conta com equipe de preceptores coesos, éticos e trabalho em equipe apurado, estando sempre acessível aos residentes, bem como apoio psicológico e tutoria de acordo com a necessidade.

O serviço de Residência Médica em Pediatria da Santa Casa espera por você!

Imagens

Downloads