Telefone: (16) 3605-0604 - Luciclei

Digite o que procura

Por que fazer uma residência médica?

Você está aqui:

Se você já se formou em Medicina ou está na faculdade, mas já está pensando no futuro, já deve ter ouvido falar em residência médica. Mas, afinal, para que fazer residência médica?

A Coreme, Comissão de Residência Médica Santa Casa de Ribeirão Preto, apresenta alguns motivos para você investir na sua residência médica em Ribeirão Preto. Então, se sua dúvida é sobre por que fazer Residência Médica, saiba que já lhe confere o título de especialista, de acordo com o CFM para a maioria das especialidades. Algumas sociedades exigem que seja prestada, também, a prova do título de especialista, mas a tendência atual é que a residência passe a ser obrigatória e suficiente para todas as especialidades.

Todo o processo de formação na RM é supervisionado e coordenado de acordo com diretrizes do MEC, por meio da Comissão Nacional de Residência Médica, que dita as regras de funcionamento dos serviços e as normas de aprendizado dos residentes.

Além do mais, a residência médica traz grandes benefícios para a formação acadêmica do profissional. É considerada o melhor treinamento em serviço que existe e muitas outras profissões, como arquitetura e engenharia tem considerado manter o indivíduo numa prática assistida por profissionais mais experientes, antes de colocá-lo no mercado de trabalho, como ocorre na residência médica. Nesse processo de aprendizagem, vc aprenderá não somente a  tratar doenças ou realizar procedimentos, mas também adquirirá outras habilidades próprias da especialidade escolhida. Outro ponto forte, que reforçamos na Instituição, é que o residente cresça no profissionalismo, adquirindo atitudes compatíveis com o respeito, cuidado e atenção ao paciente, além do conhecimento científico.

Ao se questionar sobre por que fazer uma residência médica, lembre-se que ao submeter-se a esta rotina, você, como profissional, exercita, sempre sob supervisão, as mesmas condições e vivências de trabalho de um dia a dia, aumentando sua experiência e adquirindo ferramentas para o aprendizado auto-guiado, após o término desse período.

O que é preciso saber antes de iniciar uma residência médica

No entanto você precisa ter consciência de algumas coisas antes de ingressar em uma residência médica e para realizar a escolha adequada, de acordo com a sua habilidade natural.

É necessário que você conheça o perfil de paciente que gosta de atender, pois este perfil muda de acordo com as especialidades. Se encaixar no perfil de seus pacientes é a melhor opção, por isso, antes de escolher a residência veja se ela se encaixa no que você mais gosta de fazer e atender.

Outro fator que deve ser levado em consideração é o que você mais gosta de estudar, pois os conteúdos que você terá que ler e nos quais deverá se aprimorar serão bem mais complexos e podem fugir das coisas que estudou até o momento: serão estudos específicos da especialidade escolhida. Mas, na residência é muito mais produtivo, pois vc sentirá a aplicação prática do conhecimento na sua rotina.

Residência Médica em Ribeirão Preto Na Santa Casa

A Santa Casa de Ribeirão Preto tem sido considerada um ótimo serviço para oferecer formação para médicos em treinamento, já que apresenta grande diversidade de casos, uma boa estrutura de apoio e preceptores preparados para a realização do treinamento. Uma boa parte desse pessoal tem treinamento específico para o ensino na RM, com cursos de preceptoria do Ministério da Saúde e das especialidades. Além disso, muitos dos nossos residentes tem se encaminhado para outras residências de subespecialidades com muito sucesso e outros têm entrado no mercado de trabalho com uma formação impecável. Em breve traremos algumas entrevistas aqui sobre essas histórias de sucesso que iniciaram na nossa Instituição.

Vejam os programas oferecidos:

 Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral e Especializada, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Nefrologia, Oftalmologia, Cancerologia clínica, Ortopedia, Cirurgia vascular, Urologia, Terapia intensiva, Clínica médica e Otorrinolaringologia.  Entre em contato com a gente para maiores informações.