Telefone: (16) 3605-0604 - Luciclei

Digite o que procura

O que é analisado na entrevista de residência médica?

Você está aqui:
Entrevista de residência médica Entrevista de residência médica

No conteúdo de hoje preparamos detalhes sobre o que é analisado na entrevista de residência médica. O momento de escolher a área que deseja seguir dentro da medicina é um dos mais importantes para quem está terminando ou já terminou a graduação.

No entanto, após a escolha, a entrevista preocupa os que querem ingressar na residência médica e algumas avaliações são feitas pelos examinadores. Queremos explicar neste conteúdo, algumas qualificações que são observadas nesta etapa do processo.

Um dos principais fatores que é analisado na entrevista de residência médica é o cuidado e a dedicação que você tem com sua formação. O aprendizado cognitivo é uma grande prioridade, pois esse conhecimento técnico irá ajudar bastante depois, na aquisição das habilidades na especialidade que você escolheu. É preciso ter base, conhecimento sobre as doenças para poder desempenhar bem a prática posteriormente.  Isso é analisado pelas notas, ou seja, aquele boletim que a sua faculdade envia. Normalmente o examinador pergunta sobre suas notas. Você não deve mentir ou se valorizar nesse momento, pois as notas vão ser conferidas. Se houver discordância entre os dados enviados pela faculdade e a sua informação, você já perde pontos na arguição.

A entrevista de residência médica

Ao chegar à fase da entrevista para residência médica, a ansiedade domina o candidato que sempre busca saber quais procedimentos devem realizar antes de ir para a entrevista, como deve se comportar, o que precisa dizer e etc. Existem instituições que analisam o candidato com perguntas mais técnicas, mas também são feitos questionamentos de ordem pessoal e subjetiva para que a postura e o comportamento ético dos candidatos possam ser analisados com mais precisão. É sempre importante ser sincero nesse momento. Os examinadores são pessoas experientes e normalmente fazem isso há bastante tempo.

A análise do currículo valoriza bastante e conta pontos ao candidato na entrevista de residência médica. Você consegue se destacar quando apresenta em seu currículo estágios extracurriculares nas áreas em que tem interesse, e se tiver ainda mais experiência e vivência na área que realmente quer ingressar, a análise dos examinadores fica ainda mais interessante.

Vale lembrar que o principal da entrevista de residência médica é o que está no seu currículo, por isso é importante preparar-se para falar sobre tudo que está nele, todas as suas experiências e que você mesmo faça uma análise à banca sobre o que aprendeu e essas informações com certeza serão levadas em consideração.  

Outro fator importante que os examinadores avaliam em uma entrevista é a resposta do candidato com os argumentos do motivo pelo qual está optando por aquela área. Perguntas sobre suas experiências na vida acadêmica certamente vão surgir, se você teve atividades de liderança durante o curso médico, se participou de coordenação de ligas ou se realizou cursos como de línguas estrangeiras.

Pode acontecer também de durante a entrevista de residência médica surjam perguntas sobre seus pontos fracos, e esses questionamentos costumam aparecer de forma bem direta, sobre as qualidades e defeitos dos candidatos. É muito comum nesse momento, que os candidatos tenham dificuldade em achar defeitos. Muitos respondem que seu principal defeito é a pontualidade. Mas isso é uma qualidade! A atenção é essencial para responder essas perguntas,  pois todos temos defeitos. Essas perguntas serão de grande importância para que a banca consiga ver melhor seu perfil e personalidade.

Além disso, se você conseguiu superar etapas e chegar até uma entrevista de residência médica, é necessário manter o foco e a autenticidade. Estar na fase da entrevista já demonstra que está a meio caminho para iniciar uma especialização na área escolhida!

Fale Conosco