Telefone: (16) 3605-0894 - Carlos Muniz

Digite o que procura

Depoimento - Maria Augusta

Você está aqui:

A equipe multidisciplinar é muito importante e valorizada na formação do residente, estando presente sempre no apoio da atuação do residente e junto aos pacientes, no nosso serviço. Conheça um pouco dessa atuação no depoimento da Psicóloga Maria Augusta S Rosa, que tem trabalhado no apoio ao setor covid da Santa Casa de Ribeirão Preto.

“O meio em que vivemos, será sempre o meio percebido, assim, somos afetados e ESTAMOS EM RISCO, não tem como negar... 

A COVID19 está aí e o que podemos fazer? O que fazer? Proteger a vida? E a minha vida?

Roupas extremamente desconfortáveis que dificultam principalmente quando é necessária a massagem cardíaca, mas como não usá-las?

E quando a tão temida morte chegar, não abraçar? Acolher? Isolamento...solidão...mas é preciso estarmos juntos de alguma forma para estarmos fortes...precisamos urgentemente, um do outro.

O médico desponta como um maestro que vai reger os demais membros da equipe, cada qual na sua competência, formando uma maravilhosa melodia. E, numa ala COVID como nunca antes experimentada, onde nenhum livro ou situação havia nos preparado, alguns residentes passam rapidamente, outros ficam e deixam sua marca diariamente. Esse é um local onde se busca o olhar um do outro, substituto do toque e do sorriso escondido pela máscara. La vem nossos olhos falar por nos e muitas vezes lagrimas caem diante da dor e das vitorias alcançadas em cada alta assinada por ele.

Numa ala COVID tudo é diferente de tudo já experienciado e nossa dimensão humana é tudo o que temos e lutamos desesperadamente para mantê-la...”