Telefone: (16) 3605-0894 - Carlos Muniz

Digite o que procura

Como são realizadas as avaliações dos médicos residentes da Pediatria

Você está aqui:

A avaliação do médico residente é um ponto crucial da sua formação. Na última semana de agosto realizamos, como todo fim de 2º trimestre, nossa avaliação prática. Feita com todas as residentes de todos os anos, aplicamos Mini-CEX com feedback imediato.

Você sabe o que é mini-CEX? E por que fazer um feedback e ainda por cima, imediato?

Mini Exercício Clínico Avaliativo ou Mini-CEX é um dos métodos aplicado pela equipe de residência para avaliação, no caso, prática e baseada na observação de um encontro real entre médico e paciente.  Esse tipo de prova facilita a observação de habilidade e testagem de aquisições no período.

Já o feedback ou a retroalimentação consiste basicamente em discussão do caso como um todo logo após o atendimento. Quanto mais precoce ou, no caso imediatamente após a consulta, melhor para discussão. Parabenizando e reforçando os pontos positivos e ressaltando os pontos a melhorar, sempre de forma construtiva e assertiva.

Nessa nossa última avaliação, feita com equipe de 4 preceptores notamos resultados interessante entre pacientes de anos diferentes e, com as próprias residentes, com metodologias diferentes.

Esses eventos sempre trazem muita confiança à equipe como um todo e clareza nos focos de melhora.

Um novo Mini-CEX deverá ser aplicado pelo mesmo grupo de preceptores próximo do fim do 4º trimestre e será analisada a evolução do residente no período.